O termo latino Sapere Aude - Ouse Saber - traduz a essência de todo conteúdo deste blogger. Nosso desejo, aqui, é ajudá-lo a mergulhar em ideias que produzam um bem estar de prazer nesse imensurável mar de conhecimento. Logo, contribuiremos da melhor maneira possível para que indivíduos sejam “libertados das suas cadeias e curados da sua ignorância” – como imaginava Sócrates. Portanto, saia da caverna, AGORA, e aproveite o máximo que puder. Um abraço...

FlashVortex.com

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Sócrates: A Vida Examinada - O Que é Filosofia?



Sócrates (c.470-399 a.C.) nada deixou escrito, e teve suas idéias divulgadas por dois de seus principais discípulo, Xenofonte e Platão. Evidentemente, devido ao brilho deles, é de se supor que nem sempre tenha sido realmente fiéis ao pensamento do mestre. Nos diálogos de Platão, Sócrates figura sempre como o principal interlocutor. Ainda que muitas vezes seja incluído entre os sofistas, recusa tal classificação, opondo-se a eles de forma crítica.
     Sócrates se indispôs com os poderosos do seu tempo, que o acusaram de não crer nos deuses da cidade e de corromper a mocidade e por isso o condenaram à morte.
    Costumava conversar com todos, fossem velhos ou moços, nobres ou escravos, investigando por meio de seu método de conhecimento. A partir do pressuposto "só sei que nada sei", que consiste justamente na sabedoria de reconhecer a própria ignorância, inicia a busca do saber.
    Por essa razão seu método começa pela fase considerada "destrutiva", a ironia, termo que em grego significa "perguntar". Diante do oponente que se diz conhecedor de determinado assunto, Sócrates afirma inicialmente nada saber. Com hábeis perguntas, desmonta as certezas até o outro reconhecer a própria ignorância. A segunda etapa do método chama-se maiêutica (em grego, "parto"), nome dado em homenagem a sua mãe, que parteira: segundo Sócrates, se ela fazia parto de corpos, ele "dava à luz" idéias novas. Dessa forma, por meio de perguntas, destrói o saber constituído para reconstruí-lo na procura da definição do conceito. Esse processo está bem ilustrado nos diálogos de Platão, e é bom lembrar que, no final, nem sempre Sócrates tem a resposta: ele também se põe em busca do conceito e às vezes as discussões não chegam a conclusões definitivas.
    Sócrates privilegia as questões morais, por isso o vemos em muitos diálogos perguntando em que consiste a coragem, a covardia, a piedade, a justiça e assim por diante. Considerando as diversas manifestações de coragem, quer saber o que é a "coragem em si", o universal que a representa. Observamos então que a filosofia nascente precisa inventar palavras novas ou usar as antigas dando-lhes sentido diferente: Sócrates utiliza o termo logos, na linguagem comum significa "palavra", "conversa", e que no sentido filosófico passa a significar "a razão que se dá de algo", ou mais propriamente, o conceito.

ARANHA, Maria Lúcia de A. e MARTINS, Maria Helena P. Filosofando. 3. ed. rev. São Paulo, Moderna, 2004. p. 121.

Veja o documentário com atenção.
Sócrates - Vida e Obra

3 comentários:

  1. You can certainly see your skills in the article you write.
    The arena hopes for more passionate writers like you who aren't afraid to mention how they believe.
    All the time go after your heart.

    Here is my site :: Judy Neinstein Toronto read more...

    ResponderExcluir

Fugitivos da caverna comentam, aqui: