O termo latino Sapere Aude - Ouse Saber - traduz a essência de todo conteúdo deste blogger. Nosso desejo, aqui, é ajudá-lo a mergulhar em ideias que produzam um bem estar de prazer nesse imensurável mar de conhecimento. Logo, contribuiremos da melhor maneira possível para que indivíduos sejam “libertados das suas cadeias e curados da sua ignorância” – como imaginava Sócrates. Portanto, saia da caverna, AGORA, e aproveite o máximo que puder. Um abraço...

FlashVortex.com

domingo, 6 de novembro de 2011

Paulo Ghiraldeli Jr. Nietzsche - O Nascimento da Tragédia

                                                                        Dionísio e Apolo

Apolo e Dionísio: o sonho e a embriaguez

O PROBLEMA O que cria a obra de arte? Como nasceu a tragédia grega?
A TESE No fundo de toda criação artística está a polaridade do espírito apolíneo e do espírito dionisíaco. O primeiro, baseado em critérios de harmonia e perfeição formal, exprime-se preponderantemente nas artes plásticas; o segundo, o negador de qualquer limite, conduz àquela exaltação, àquela saída de si mesmo que só a grande música e o vinho podem dar. O artista apolíneo interpreta a vida inteira como se fosse um sonho; o dionisíaco vive, sem se deter para interpretar coisa alguma, como se estivesse em estado de embriaguez. Apolo mede, busca a distância correta (afastamento) dos objetos, representa-se livremente, mas sempre conforme as regras - temas, em suma, entender a natureza. Dionísio aceita o mundo como ele é, rejeita qualquer afastamento: é o sim à vida na sua totalidade, compreendidos o acaso, a dor, a morte; é o deus louco que bebe, dança e ri. Ambos os aspectos são necessário à arte, porque o espírito dionisíaco deve ser moderado pelo seu contrário. O único momento na história do Ocidente em que isso aconteceu foi na Grécia pré-socrática, naquela época da juventude do povo grego em que nasceu a tragédia.
NICOLA, Ubaldo. Antologia Ilustrada de Filosofia - Das origens à idade moderna.São Paulo, Ed. Globo.2002. p. 406.
O filósofo, Paulo Ghiraldeli Jr., fala sobre Nietzsche no Loucuras Filosóficas. Confira.


8 comentários:

  1. Uma bela semana pra ti meu amigo...abraços.

    ResponderExcluir
  2. Maxwell. Estes autores, para mim, sobrepujam a palavra para além do simbolismo e quase nos deixam sem palavras. Porém, com o sentimento e a sensibilidade aguçada para questões que não interessam a muitos, infelizmente. Muito obrigada pelas palavras deixadas lá no Memórias. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Nietzche o filósofo da coragem e da verdade (pelo menos a dele próprio).
    Gosto demais da filosofia - ela liberta o espírito!
    Um abraço e sucesso para seu blog

    ResponderExcluir
  4. Um abraço, Everson.
    **********************************
    É verdade, Renata. Infelizmente este filósofo é, ainda, pouco e mal lido. Até...
    **********************************
    Concordo com você, Antônio. Obrigado e um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por visitar o meu humilde blog. Diferente do meu, o seu é cheio de idéias concretas e saberes tácitos. Excelente, gostei muito!

    ResponderExcluir
  6. Filosofia é um exercício constante. Virei sempre aqui no teu espaço e ver o ponto de vista atualizado pela sua ótica. Parabéns pelo blog. Excelente.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Maxwell! Este é um filósofo que entrou na ordem do dia de nossas inquitações modernas. Gosto muito dele. Estou lendo atualmente a Genealogia da Moral. Li uma biografia de Lou Salomé, uma mulher especial sob todos os pontos de vista que foi contemporânea a uma grande paixão de Niesztche, junto com Paul Ree. Formavam um triângulo muito interessante do ponto de vista intelectual e (quase) romântico. Vale a pena.

    Um grande abraço e MUITO OBRIGADO pelas palavras de apoio e carinho diante de minha perda ainda tão doída. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelas palavras, Évelyn Smith. Um abraço...
    *********************************
    Será um prazer tê-lo, aqui, Nelson. Um abraço...
    *********************************
    Imagina, Cacá. A minha torcida, aqui, amigo é para sua total recuperação. Nietzsche é um daqueles filósofos de cabeceira. Um abraço...

    ResponderExcluir

Fugitivos da caverna comentam, aqui: