O termo latino Sapere Aude - Ouse Saber - traduz a essência de todo conteúdo deste blogger. Nosso desejo, aqui, é ajudá-lo a mergulhar em ideias que produzam um bem estar de prazer nesse imensurável mar de conhecimento. Logo, contribuiremos da melhor maneira possível para que indivíduos sejam “libertados das suas cadeias e curados da sua ignorância” – como imaginava Sócrates. Portanto, saia da caverna, AGORA, e aproveite o máximo que puder. Um abraço...

FlashVortex.com

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Eu Sou a Lenda - Um filme de Francis Lawrence

“Deus não fez isso. 
Nós fizemos.”
                                                       
Do diretor, Francis Lawrence, Eu Sou a Lenda (I Am Legend, 2007), traz no papel principal o já consagrado ator, Will Smith (Robert Neville), como militar e médico. Vivendo em uma desolada Manhattan povoada por uma espécie de seres humanos vítimas de uma metamorfose bizarra (intolerância a luz solar, perda total da sanidade, mudanças da estrutura física e psíquica, falta de sociabilidade, etc) fruto de uma experiência científica bacteriológica – o vírus Krippin. Robert Neville é o único sobrevivente, aparentemente, em toda a cidade. Após abandonar sua família, em nome do bem estar social, assume uma grandiosa tarefa: resgatar estes “humanos”, dando-lhes a possibilidade de terem
de volta as suas verdadeiras identidades, ou seja, sua humanização. Confinado e enclausurado em uma cidade deserta vive, um dia após o outro, na tentativa de encontrar um antídoto capaz de saná-los totalmente. Munido de um rádio transmissor, sua voz, vê nesse pequeno objeto o meio para alcançar quem quer que seja, na esperança de encontrar pelo menos um sobrevivente, imune ao vírus mutante. E é assim que a sua voz torna-se audível: “Meu nome é Robert Neville. Sou um sobrevivente que vive em Nova York. Estou transmitindo em todas as freqüências AM. Estarei no South Street Seaport todos os dias ao meio-dia... hora em que o sol está a pino. Se você estiver aí... se alguém estiver aí... posso oferecer comida. Posso oferecer abrigo. Posso oferecer segurança. Se houver alguém aí. Qualquer pessoa. Por favor. Você não está sozinho."
Quero chamar atenção, aqui, para a cena, talvez, mais importante do filme: no instante em que o médico Robert Neville é atacado pelos humanos contaminados pelo vírus Krippin. E quando tudo parecia perdido e a morte era certa, surge de maneira inesperada um clarão e, em seguida, ele é milagrosamente resgatado em meio aquela turba enfurecida. Há uma série de outros detalhes e frases relevantes no decorrer do filme. Em primeiro lugar: a música de Bob  Marley (1945-1981), Three Little Birds, que aparece em uma das primeiras cenas. Em segundo lugar, o nome da personagem – Anna, cheia de graça, – que abruptamente aparece acompanhada da forte luz cujo significado é congruente com todo o transcorrer da cena e com o corpus do filme. Em terceiro lugar, o sacrifício incondicional, nos momentos finais, de Robert Neville acompanhado da frase que contextualiza o filme: “A cura está no sangue dela.” Em quarto lugar, a ideia de que há, sempre, um propósito em tudo que fazemos e pensamos: “Acho que é em busca disto que veio.” e, por fim, a importância de semear o amor: “Nós somos o legado dele.” Portanto, Eu sou a Lenda é um filme repleto de mensagens edificantes, elucidativas e de uma sensibilidade única em que a graça e o amor incondicional são temas centrais neste filme.

Um abraço e até breve.

Eu Sou a Lenda(2007) - Trailer Oficial

Bob Marley - Three Little Birds


Três Pequenos Pássaros

Não se preocupe com nada,
Porque cada pequena coisa
Vai ficar bem

Dizendo, não se preocupe com nada
Porque cada pequena coisa
Vai ficar bem

Levantar esta manhã
Sorrir com o sol nascente
Três pequenos pássaros
Pela minha porta
Cantando músicas doces
De melodias puras e verdadeiras
Dizendo: "Esta é a minha mensagem para você"

Dizendo não se preocupe com nada
Porque cada pequena coisa
Vai ficar tudo bem

Dizendo não se preocupe com nada
Porque cada pequena coisa
Vai ficar bem

(...)

Cantando não se preocupe com nada
Porque cada pequena coisa
Vai ficar bem
Não vou me procupar!
Cantando não se preocupe com nada
Porque cada pequena coisa
Vai ficar bem
Cantando não se preocupe com nada
Porque cada pequena coisa
Vai ficar bem!


http://letras.terra.com.br/bob-marley/24579/traducao.html

25 comentários:

  1. Hey, muito bom o seu espaço! Conteúdo: 10! Voltarei mais vezes!

    Abç da Macabéa!

    ResponderExcluir
  2. Eu achei esse filme um tanto estranho e com uma história um tanto descartavel também, enfim, eu não gostei muio do filme!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, é realmente bom recordar coisas assim! :)

    ResponderExcluir
  4. Olá Maxwell,
    Ainda não tive oportunidade de ver o filme. Pelo sumário que você apresenta, parece-me que seja um bom programa para se ver. Estas mensagens edificantes das quais vc fala, me dizem que é uma película imperdível. Adoro este tipo de mensagens.
    Obrigada pela dica, amigo.
    Um grande beijo,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  5. Eu amei esse filme, por mais que se tenha ação e drama, há uma reflexão por trás dele. Este filme tem dois finais alternativos, que ainda não tive a oportunidade de assistir um deles. Mas é um filme que recomendo muito, principalmente porque sou fã de Will Smith rs
    Obrigada pelo carinho, volte sempre
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  6. Seja bem-vinda, Macabea.
    **************************************************
    O Filme, Eu sou a Lenda, Cleber é cheio de particularidades. São esses detalhes que o tornam aprazível de vê-lo. Um abraço...
    **************************************************
    Com certeza, Cris. Um abrço...
    ************************************************
    É um filme, Parauassu, repleto de mensagens edificantes como você bem observou. Um abraço...

    ResponderExcluir
  7. Também, sou fã de Will Smith. Revê-lo é sempre bom. Um abraço...

    ResponderExcluir
  8. O filme me decepcionou, mas a canção de Dylan é genial.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  9. Maxwell, Eu Sou a Lenda é um filme imcompreendido mesmo, tb gostei, mas a intenção de contextualiza-lo em um blockbuster talvez seja a grande falha da obra. Otimo texto, feliz de ver seu blog sendo bem comentado. Qt as suas atualizações continuam a não aparecer no meu blog, mas mesmo assim to sempre aqui dando uma conferida. Abração!

    http://umanoem365filmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Maxwell, vim agradecer pela visita ao meu blog. Muito obrigada!
    Seu espaço é bem interessante, já estou seguindo.
    abraços, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  11. Valeu, Nahud, pelo comentário.
    **************************************************Obrigado, Larissa.
    **************************************************
    Ok, Celo. Valeu, mesmo, cara. Um abraço...
    **************************************************
    Seja bem-vinda, Viviane. Um abraço...

    ResponderExcluir
  12. Esse filme é bem bom. Até me surpreendeu quando o vi no cinema. Também acho bastante injustiçado.

    Vi acima o Celo falando que suas atualizações não aparecem no blog dele. Desde já adianto que não aparecem no meu. Mas venho aqui dar uma conferida! Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Sem dúvida que foi um grande génio!
    Claro que sim, fcristianacc@gmail.com.
    Espero que esse problema seja temporário, porque de certa forma é chato :/
    ;)

    ResponderExcluir
  14. Olá, caro amigo, o meu e-mail:
    ofalcaomaltes41@gmail.com

    Abraços!

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  15. Com certeza, Fábio. É um filme de grande valia.
    **************************************************
    Estou fazendo o possível, Cris.
    **************************************************Valeu, Antonio. Um abração.

    ResponderExcluir
  16. Poxa, que legal você ter dividido a homenagem ao "Gênio Steves" no meu blog. Te conheci. Perfeita sua sinopse, enxuta. Amei essse filme, sem contar Will Smith que sempre arrasa. Roteito bom, né? Obrigada por sua visita, Vou levar seu blog pra minha lista de preferidos.

    Ah...ía esquecendo de Marley, outra lenda, né não? Ou mito. :) Vou pedir licença a você e aplicar na "seção music" do meu blog(tool bar) Marley. Ontem passou um passarinho do mal e me criticou por eu ter "falado"em Steve . Coisas do mundo (des) virtual. Mas darei crédito a vc, sempre levantei a bandeira dos direitos autorais. :)

    Um abraço. Vou te seguir.

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    É um excelente filme e vale a pena revê-lo.
    O post ficou ótimo.

    Não se preocupe com as atualizações. Quando você fizer seus posts basta entrar em meu blog que virei conferi-lo. Ultimamente não estou seguindo as atualizações, mas apenas respondendo às visitas, pois estou com menos tempo livre para o blog.(MAS NUNCA DEIXO DE RETRIBUIR UMA DELICADA VISITA).
    Tenho imenso prazer em visitar seu espaço.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  18. Será um enorme prazer, Lau. Estamos, aqui, para compartir ideias.
    *************************************************
    Valeu, Vera. Um abraço...

    ResponderExcluir
  19. Appreciate this post. Let me try it out.

    Have a look at my weblog ... Judy Neinstein

    ResponderExcluir
  20. Yesterday, while I was at work, my cousin stole
    my iPad and tested to see if it can survive a thirty foot drop,
    just so she can be a youtube sensation. My iPad is now destroyed
    and she has 83 views. I know this is completely off
    topic but I had to share it with someone!

    my page - Neinstein

    ResponderExcluir
  21. We are a group of volunteers and starting a brand new scheme in our community.
    Your site offered us with helpful info to work on. You have performed an impressive task
    and our entire community will probably be grateful to you.



    Feel free to visit my website; Judy Neinstein 2011 reference

    ResponderExcluir
  22. Everything is very open with a really clear explanation of the challenges.
    It was definitely informative. Your site is useful.
    Thanks for sharing!

    my web blog Judy

    ResponderExcluir

Fugitivos da caverna comentam, aqui: