O termo latino Sapere Aude - Ouse Saber - traduz a essência de todo conteúdo deste blogger. Nosso desejo, aqui, é ajudá-lo a mergulhar em ideias que produzam um bem estar de prazer nesse imensurável mar de conhecimento. Logo, contribuiremos da melhor maneira possível para que indivíduos sejam “libertados das suas cadeias e curados da sua ignorância” – como imaginava Sócrates. Portanto, saia da caverna, AGORA, e aproveite o máximo que puder. Um abraço...

FlashVortex.com

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Centenário do Rei do Baião - Luiz Gonzaga (1912-1989)

                                                    Embaixador Sonoro do Sertão
Luiz Gonzaga do Nascimento (Exu, 13 de dezembro de 1912 — Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do Baião.
Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado. Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil e Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias, ganhou notoriedade com as antológicas canções Baião (1946), Asa Branca (1947), Siridó (1948), Juazeiro (1948), Qui Nem Giló (1949) e Baião de Dois (1950).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Gonzaga
Luiz Gonzaga - Vida e obra. Um breve relato 
Jornal Nacional - Morre Luiz Gonzaga
Participação no filme, "Hoje, O Galo Sou Eu" (1958)
Dirigido por Aluisio T. de Carvalho


Selo comemorativo para bloggers com menos de 200 seguidores. 

7 comentários:

  1. Gonzaguinha faz parte da cultura brasileira!!! Penso que nas escolas deveria se ensinar sobre esses grandes intérpretes brasileiros. Nossa país é de uma cultura maravilhosa, mas infelizmente isso não é ensinado em escolas o que é uma pena...

    Estou esperando por um post seu... rs. Não vou dizer o que estou esperando, porque algo me diz que logo você vai colocar aqui!

    ResponderExcluir
  2. Acredito que você ainda vai postar. Tenho certeza. :)

    ResponderExcluir
  3. E Gonzaguinha é tão talentoso quanto o Gonzagão, apesar de estilos diferentes.

    __
    algunsfilmes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Grande post, Maxwell. Gonzagão é um gênio (assim, com o verbo no presente, pois gênios não morrem nunca). Concordo com a Rô, mais acima, ao dizer que a música popular brasileira deveria ser ensinada nas escolas. Quando nossos governantes darão a devida importância à riqueza da nossa cultura?

    ResponderExcluir
  5. Olá, Rô. É bem verdade que estamos longe do ideal no quesito educação. Sou professor e conheço a realidade de perto. Tento ao meu modo fazer o melhor e quando consigo, você não tem ideia da minha satisfação. Obrigado por sua visita. Até...
    **********************************
    Oi, Fábio. É verdade, Fábio. É um gênio. Sua música até hoje faz a diferença. É o puro forró nordestino. Viva o Rei do Baião!!!
    **********************************
    Olá, Marcos Rosa. Seja bem-vindo,aqui, no Sapere Aude. Sim. Concordo com você, Marcos. Valeu a visita, companheiro. Até...
    *********************************

    ResponderExcluir
  6. Luis gonzaga é a própria alma do nordestino e o chão do sertão...Ele é único e raro. Linda lembrança, linda postágem!
    Luz
    Ana

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ana. Obrigado pelas palavras. Fico feliz que tenhas gostado. Até...

    ResponderExcluir

Fugitivos da caverna comentam, aqui: