O termo latino Sapere Aude - Ouse Saber - traduz a essência de todo conteúdo deste blogger. Nosso desejo, aqui, é ajudá-lo a mergulhar em ideias que produzam um bem estar de prazer nesse imensurável mar de conhecimento. Logo, contribuiremos da melhor maneira possível para que indivíduos sejam “libertados das suas cadeias e curados da sua ignorância” – como imaginava Sócrates. Portanto, saia da caverna, AGORA, e aproveite o máximo que puder. Um abraço...

FlashVortex.com

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Minha Amada Imortal - Um filme de Bernard Rose


Dirigido por Bernard Rose, Minha Amada Imortal (1994), traz nos elenco principal Gary Oldman como Ludwing Van Beethoven, Jeroen Krabbé (Anton Felix Schindler), Isabella Rosselini (Anna Marie Erdody) e Johanna Ter Steeg (Johanna Reiss). O filme é baseado na vida de um dos maiores compositores da história,Ludwing Van Beethoven. Com a sua morte se inicia uma longa jornada feita por seu amigo Schindler para encontrar aquela que seria a herdeira de todos os bens do compositor. Beethoven deixou uma carta endereçada a uma grande paixão de sua vida que não especificava o nome a qual estava dirigida, apenas uma sutil referência. O conteúdo da carta revela toda efervescência do seu desejo por ela. Assim escreve Beethoven:"Toda a minha música e o capital de meus bens irão para minha única herdeira: Minha Amada Imortal." O filme revela facetas da vida particular, do temperamento, das paixões, da arte, da música e da genialidade do Maestro. O seu caráter psicológico produz uma tensão eletrizante ao longo do filme. Beethoven é visto sob as mais diversas óticas. A natureza de sua educação, sua formação familiar conturbada, suas descobertas pueris, sua juventude, sua sexualidade, seu perfeccionismo e, sobretudo, sua
 paixão pelo o que há de mais sublime em seus sentimos - a Música. Acometido  de um problema de surdez sua vida aos poucos foi mergulhada no desespero de não poder mais ouvir o que produzia. Com o passar dos tempos foi caindo em descredito pela maioria da sociedade. Introspectivo, próprios dos gênios, desabafa consigo mesmo: "Os que me consideram hostil, obstinado ou misantropo são injustos comigo. Não sabem o segredo de eu parecer assim. Não é possível, para mim, dizer: "Fale mais alto... berre, pois sou surdo." E foi nesta difícil existência, que Beethoven isolado em seus aposentos, superou todas as adversidades e compôs o seu mais belo trabalho em pleno estado de surdez: a 9º Sinfonia. Essa peça lhe rendeu mais notoriedade e respeito. Definitivamente entrou para o rol dos Gênios da Música Clássica. No seu funeral foram mencionadas os seguintes dizeres, agora, em reconhecimento de sua vida e obra: "Ludwing Van Beethoven, o homem que herdou e ampliou a fama imortal de Hendel e de Bach... de Haydn e de Mozart, não mais existe. (...) A música falou pela sua surdez para quem não a ouvia mais. Levava a música em seu coração. Viveu só, porque não achou sua segunda metade." As cenas que compõem este belo drama estão repletas de uma doçura plena. Bernard Rose, o diretor, com tamanha sensibilidade e talen-
Sonata Claro de la Luna
to apresentou uma das  cenas mais melancólica, singela, poética e encantadora do cinema. O momento em que Gary Oldman, como Beethoven, se despoja ao piano em uma sala isolada. É  de uma grandiosidade sui generis o desenvolvimento de toda a cena. A Minha Amada Imortal é um excelente drama, rico em beleza, poesia, música e cultura. Uma bela oportunidade para conhecer e desfrutar desse maravilhoso gênio da música universal - Ludwing Van Beethoven.

A Minha Amada Imortal (1994) - Trailer Oficial

Uma das mais belas cenas do cinema.

4 comentários:

  1. Otimo teu espaço! Estarei te seguindo e vou linkar tua pagina no meu espaço. Sabe q ainda não assisti esse filme? Mas teu texto aguçou minha curiosidade. Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Amei esse filme! Chore tanto... Ele parecia ser tão triste! É um ÓTIMO filme. Particulamente, gostei muito! Vale a pena assistir! :)

    ResponderExcluir
  3. Ele fez tremer minhas bases, Rô. É, realmente, um filme muito emocionante... Um abraço.

    ResponderExcluir

Fugitivos da caverna comentam, aqui: