
Napoleão (Napoléon, 2002), o filme, de Yves Simoneau trás no seu elenco principal: Christian Clavier como Napoleão, Isabella Rossellini no papel de sua esposa - Joséphine de Beauharnais, Gérard Depardieu como o Ministro da Polícia, Joseph Fouché e, por fim, John Malkovich como Charles Talleyrand - um político diplomata francês. O filme está dividido em quatro partes, a saber: Episódio I (1795-1800); Episódio II (1800-1807); Episódio III (1807-1812) e o Episódio IV (1812-1821). Essa maravilhosa produção conta desde a ascensão à queda do maior estrategista militar da História que começou como soldado, general, côsul, imperador e ditador - Napoleão Bonaparte (1769-1821). O primeiro episódio fala de suas primeiras conquistas como general no campo de batalha e o encontro com a sua grande paixão - Joséphine (1763-1814). O segundo é marcado por um atentado contra a sua vida sem sucesso, com a prisão do primo de Luís XVI, duque de Enghien (1772-1804), acusado de conspirar contra o governo de Napoleão, com o golpe militar -O 18 Brumário-, redigido entre dezembro de 1851 e março de 1852, - orquestrado por Napoleão e seus aliados políticos (burgueses e
![]() |
A coroação de Josephie (1805-1807). Quadro de Jacques-Louis David (1748-1825). |
Napoleão (2002) - Trailer Oficial
Esse eu ainda não vi, mas seu texto me deixou interessado. Sempre é bom ver filmes que nos deixam com a uma compreensão mais rica da História. Abraço!
ResponderExcluirGosto muito de História, vi esse filme e adorei, sem dúvida, uma grade e bela produção, sua narrativa deu vontade de vê-lo novamente.
ResponderExcluirQue tenhas passado um linda Pascoa.
Beijo e Luz
ana
Ainda não vi este filme. Muito se fala sobre a superprodução de Napoleão de Abel Gance, em 1927, e por vezes novas versões acabam ofuscadas.
ResponderExcluirAbraços!
Sou fã de cinema e de literatura, então acho que sou suspeito pra falar :P
ResponderExcluirmas gostei do blog
Aê tem post novo, dá uma comentada?
(e se ainda não segue, me siga vai *-*)
www.luliskd.blogspot.com
valeeu
Olá, Fábio. Gosto muito de filmes que tenha contextos históricos. Napoleão é um prato cheio. Penso que você, também, irá gostar. Um abraço...
ResponderExcluir**********************************
Oi, Ana Coeli. É um belo filme, né. É uma excelente produção.
**********************************
Oi, Lê. Seja bem-vinda por estas bandas. Gosto muito dos clássicos. Mas, esse não tem nada a dever aos outros bons filmes que fizeram a respeito de Napoleão.
**********************************
Oi, Luli Paz. Seja bem-vindo, amigo. Como você sou fã, também, de cinema e literatura. Será um prazer conhecer o seu espaço. Até...
Esse cara esteve sempre atravessado no meu caminho. Na infância, eu via muitos livros sobre ele na estante, em couro negro, pois meu pai era militar e o admirava. Nas aulas de História Geral, é claro, e do Brasil, com a fuga da família real para o Rio, que iria de colônia a metrópole em um instante, com consequências iluministas e cômicas [o P.R. de Príncipe Regente = 'ponha-se na rua']. Depois no cinema, em montes de filmes, não só aqueles sobre ele, mas os muito em que ele era personagem convidado, como Guerra e Paz. Viajando na Europa, havia sempre um padrão urbanístico introduzido por ele, como o fechamento da Praça de São Marcos, em Veneza. Até a margarina, eu soube agora, foi inventada por solicitação dele, para alimentar seus soldados. Isso para não falar de política e leis. Mas Marlon Brando de Napoleão nunca fez minha cabeça e o cara visto por franceses me parece bem mais adequado. Uma boa dica.
ResponderExcluirBoa noite !!! 🌃🌌
ResponderExcluirAlguém aqui já assistiu ao seriado abaixo ?!??
"War and Peace (no Brasil e em Portugal, Guerra e Paz) é uma série de televisão de drama britânica exibido pela BBC One desde 3 de janeiro de 2016. A série é dividida em seis partes e baseia-se na obra homônima de Liev Tolstói, a qual tem como fundo a invasão napoleônica de 1812 na Rússia. A série foi escrita por Andrew Davies e dirigida por Tom Harper. Paul Dano, Lily James e James Norton interpretam as personagens principais."
Esse seriado britânico é uma versão atual para TV do livro de Tolstói "Guerra e Paz". Ele serve como um ponto-de-vista russo sobre a invasão napoleônica de 1812. O que vcs acham dele (tanto o livro quanto a série de TV) ?!??
Tchau e grato pelo retorno 😉 ... Continuem assim, ótimo blog !!!!!!👍😃🤔🧐😎😁😄👏😏