O termo latino Sapere Aude - Ouse Saber - traduz a essência de todo conteúdo deste blogger. Nosso desejo, aqui, é ajudá-lo a mergulhar em ideias que produzam um bem estar de prazer nesse imensurável mar de conhecimento. Logo, contribuiremos da melhor maneira possível para que indivíduos sejam “libertados das suas cadeias e curados da sua ignorância” – como imaginava Sócrates. Portanto, saia da caverna, AGORA, e aproveite o máximo que puder. Um abraço...

FlashVortex.com

segunda-feira, 3 de março de 2014

Batman - O que aconteceu ao Cavaleiro das Trevas? - Neil Gaiman & Andy Kubert

Batman - O que aconteceu ao Cavaleiro das Trevas?, com roteiro de Neil Gaiman e arte de Andy Kubert esta HQ conta a história trágica da morte do Batman. O roteirista fez questão de juntar toda vilania e os aliados do Cruzado Encapuzado para o seu velório. Gaiman trabalha com uma linguagem capaz de revelar toda a finitude do Homem-Morcego. Aspectos emocionais, frustações amorosas, traumas e dores provenientes de sua existência são desveladas. Reflexões a respeito da morte e vida perpassam como sendo o ponto central desta Graphic Novels. Pensar na morte de um herói não é uma tarefa fácil. No entanto, antes do Batman ser está figura sombria e, às vezes, até metafísica, ele é um homem que vive, por sua vez, todas as vicissitudes da existência humana e, portanto, sujeito a tudo nesta efêmera vida. Gaiman explora, aqui, a ideia de que o Batman, enquanto esteve vivo, conferiu sentido a sua existência escolhendo a combater a injustiça até o seu instante final. Para o autor o mais importante não é a permanência do Batman em uma dimensão eterno-temporal no imaginário humano, senão o seu próprio legado fixado as novas gerações. Assim, o que o Vigilante de Gotham deixa nesta vida é o que há de maior valor -  sua história e sua marca. Numa passagem em que Batman dialoga com sua mãe, Martha Wayne, em uma experiência de quase morte ele diz: "O final da história do Batman é sua morte. Pois se o Batman não morresse no fim, o que mais iria fazer? [...] Eu luto até cair. E um dia vou cair. Mas até lá eu luto". Como todo ser humano  precisamos de motivações para continuar lutando. Com o Batman não é diferente. Nesta HQ Alfred, o mordomo, é esse mediador capaz de causar em Bruce Wayne essa vontade de continuar lutando. Destaque, também, para a arte de Kubert - fenomenal - que em alguns momentos nos conduz a paralelos com outras obras clássicas do Batman, a saber: o primeiro quadrinho desenhado do Batman em 1939, Batman- ano um, Batman Xamã, Batman - a piada mortal e Batman - O fiho do demônio. Portanto, espero que tenham gostado e até a próxima.
 



3 comentários:

  1. Adorei a visão de Gaiman sobre a "morte" do homem morcego. Belo texto e ótima reflexão sobre o tema.

    Obra que acho imperdível e uma das que mais apreciei nos últimos tempos.

    abs

    ResponderExcluir
  2. Esta eu ganhei de presente e me impressionou muito também. Em breve colocarei um post sobre ela lá no Quadrinheiro Véio. Bom texto, hein ? Abração !

    ResponderExcluir
  3. Oi, Renato. O Gaiman arrebenta. Valeu, irmão.
    ******************************************************
    Olá, Quadrinheiro. Vale a pena conferir esta obra, veio! Um abraço...

    ResponderExcluir

Fugitivos da caverna comentam, aqui: